Pular para o conteúdo
Início » Leilão de carros e motos Caixa

Leilão de carros e motos Caixa

Leilões geralmente oferecem oportunidades de compra de bens com o preço abaixo do mercado de trabalho, se tornando uma opção a se considerar caso não disponha de muito dinheiro e esteja precisando de um carro ou uma moto, por exemplo.

O leilão descomplicado das agências Caixa facilita o cliente a ter acesso a esses bens que de alguma maneira voltaram para sua posse, seja através de falta de pagamento ou outro meio. Portanto, através do leilão descomplicado é muito mais fácil obter um bem para seu uso, sem a necessidade de recorrer ao leilão do detran. Assim, se deseja saber um pouco mais a respeito de como funcionam os leilões de carros e motos da Caixa, continue a leitura desse artigo e fique por dentro de tudo.

Veja também:
Conheça o Empréstimo Sim e seu processo de solicitação

Como funciona o leilão de carros e motos da Caixa?

Todos os anos, a Caixa Econômica Federal realiza um leilão descomplicado para tornar mais acessível um bem ao seu cliente. Diferentemente do leilão do detran, onde são comercializados apenas veículos, os leilões da Caixa Econômica Federal possuem imóveis em suas ofertas.

O seu funcionamento é semelhante aos demais leilões onde é possível o cliente dar lances em casas, carros e motos. Cada um desses bens possuem um valor mínimo de lance, como por exemplo o valor mínimo de uma moto Honda Bros 2015 ser 3500 reais. Após o lance inicial, os outros concorrentes podem ir aumentando o valor desse lance cada vez mais, até chegar ao ponto em que o lance mais alto leva o bem para casa.

Geralmente esses bens podem ser vendidos tanto individualmente quanto em lotes, como por exemplo um lote de carros apreendidos ou de motos. As condições em que o bem se encontra também podem variar, sendo possível encontrar algumas opções em excelente estado de conservação, enquanto outras podem estar deterioradas e quase inutilizáveis, usando apenas para remoção e venda de peças.

Como faço para participar do leilão da caixa?

A caixa divulga frequentemente editais com informações a respeito de como participar do seu leilão descomplicado. Geralmente algumas exigências são feitas para aqueles que têm interesse em participar, como por exemplo ter o nome limpo e dinheiro disponível para investir no leilão. Portanto, o primeiro passo é se informar através do edital, onde será possível ter acesso a todas as informações.

O segundo passo é ter o dinheiro disponível imediatamente para a compra, portanto, se o valor do bem for 11 mil, é necessário possuir o valor em conta para realizar o pagamento à vista. Em seguida, deve se dirigir ao local em que o leilão será realizado ou pelo site, se for o caso. Feito isso, basta enviar sua proposta e aguardar para saber se alguém ofereceu uma proposta maior que a sua.

Caso ninguém tenha oferecido, você será o vencedor do certame e levará pra casa o bem. Lembrando que o seu pagamento é feito totalmente de forma a vista, portanto, é de extrema necessidade possuir o dinheiro em conta para pagar, sob pena de ter a proposta anulada e perda do bem comprado.

Como funciona o leilão de carros apreendidos?

Essa modalidade de leilão descomplicado funciona a partir de veículos que por algum motivo tenham sido apreendidos, como dívidas com a agência financiadora, débitos com o Detran, veículos furtados ou roubados que nunca foram procurados por seus donos, veículos apreendidos de pessoas envolvidas com o crime, entre outros. Após um certo período de tempo, esses veículos são levados a leilão para novos compradores e para arrecadação de dinheiro por parte dos órgãos governamentais. 

Quais são as vantagens de comprar um carro de leilão?

Um leilão descomplicado oferece diversas vantagens a seus compradores, como por exemplo o fato de ser menos burocrático que outras modalidades de aquisição de veículos. Outro ponto que com certeza se torna o principal para quem busca os leilões é o preço que são ofertados os carros e moto.

Geralmente esses preços são muito abaixo dos preços praticados pelo mercado, fazendo com que se torne uma excelente opção de compra. Um dos pontos negativos é o fato de ter que pagar a quantia à vista e de forma total. Além disso, há vários leilões durante todo o ano, o que dá mais oportunidade para adquirir um veículo, seja ele moto ou carro.

É possível fazer seguro de veículo de leilão?

Grande parte das pessoas acreditam que não é possível fazer seguro para carros de leilão. No entanto, essa possibilidade é totalmente plausível. Para isso, é necessário realizar algumas inspeções e vistorias, que caso sejam reprovados em alguma delas, provavelmente as seguradoras não irão fechar negócio.

Portanto, caso seja aprovado nos laudos e perícias, é possível fazer um seguro para os carros de leilão. Embora haja essa possibilidade, é necessário deixar claro que os seguros para esses veículos podem ser um pouco mais caros, devido ao fato de terem passado por leilão. Haja vista não possuírem garantia, as seguradoras ficam relutantes em oferecer seguro e acabam cobrando um preço mais alto do que os carros normais comprados em loja, pois esses possuem garantia e procedência.

Como funciona a documentação de veículo de leilão?

Os documentos dos veículos de leilão são os mesmos de carros convencionais, só que para realizar sua regulação, é necessário se atentar aos prazos que a empresa que realiza o leilão descomplicado oferece. Portanto, para regularizar a documentação do veículo é necessário fazer uma inspeção veicular para receber a autorização do Detran para regularizar o veículo.

Após aprovado o laudo, é necessário reunir a seguinte documentação: originais e cópias do documento oficial de identificação com foto, CPF, CNPJ, Contrato Social da firma e/ou individual, e comprovante de residência em nome do arrematante; original do comprovante de pagamento da GRD (IPVA e taxas) do ano da realização do leilão e os demais anos subsequentes; originais dos DUDAS, pagos, solicitados no ato da arrematação; original do Auto de Leilão; original da nota fiscal de compra do veículo no leilão. Com isso, será possível se dirigir ao Detran e realizar a regulamentação dos veículos obtidos em leilão, sem mais burocrácias.